Visita à Europa

Entre os dias 9 e 17 de outubro, os Coordenadores do ERA, Danilo Marcondes de Souza Filho e Noel Struchiner estiveram em Portugal e na Inglaterra visitando diversos Centros de Ética e Instituições de Ensino Superior com projetos em ética aplicada.

Na Universidade Autónoma de Lisboa, estiveram em contato com os Professores Miguel Figueira de Faria (Diretor da UAL), José Amado Mendes (Subdiretor da UAL) e com o Prof. Luís Bento. O Professor Luís Bento leciona, entre outras coisas, ética empresarial e ficou de sugerir nomes de ex-alunos para participarem do ERA, além de prontificar-se para trabalhar em projetos conjuntos nessa área. A visita serviu para consolidar a já existente parceria entre a PUC-Rio e a UAL, ampliando o escopo dos trabalhos conjuntos para abarcar, também, a inserção na área da ética empresarial.

No Porto, as reuniões foram na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade do Porto. Ambos os contatos foram possibilitados pelo Prof. Carlos Mauro, que além de Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Católica e Coordenador do Porto X-PHI Lab (hospedado na Universidade do Porto), também é Pesquisador Associado do ERA. Na Católica, foi possível reforçar ainda mais as parcerias na área de ética empresarial. Tanto o Professor Carlos Mauro como a Professora Eva Dias de Oliveira interessaram-se por desenvolver projetos conjuntos nessa área.

Já na Universidade do Porto, os Professores Noel Struchiner e Danilo Marcondes fizeram uma apresentação para os pesquisadores membros do Porto X-Phi Lab. O Professor Danilo explicou o Projeto da FineP e seus objetivos principais, além de entrar em considerações mais amplas sobre o papel que pode e deve ser desenvolvido por núcleos ou centros de ética. O Professor Noel, por sua vez, fez uma palestra sobre uma das pesquisas que estão sendo realizadas pelo ERA. A palestra sobre a pesquisa foi intitulada “Lei e Cérebro: Peculiariedades da Tomada de Decisão Jurídica”. O resumo da palestra pode ser acessado aqui. As sugestões e críticas dos alunos pesquisadores e do Professor Carlos Mauro contribuiram muito para a realização de uma reflexão mais profunda sobre a pesquisa. As fotos do evento podem ser encontradas no Flickr do Porto X-PHI Lab.

Finalmente, os representantes do ERA foram para Oxford, para reuniões no Uehiro Centre for Practical Ethics. Lá conversaram com os Professores Julian Savulescu, Guy Kahane e os pesquisadores Thomas Douglas e Steve Clarke. Ficou resolvido que será feita por eles uma seleção para receber um dos membros do Uehiro no ERA, na qualidade de Especialista Visitante, e já estão sendo planejados dois eventos: uma palestra informal realizada pelo Professor Julian Savulescu e um congresso conjunto a ser realizado na PUC-Rio em meados de 2011, com a presença de membros do ERA, do Uehiro e de outros centros de ética no Brasil.

  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • email
  • Google Buzz
  • LinkedIn
  • Orkut
ERA
ERA
Related Posts

Leave a Comment