O setor de Recursos Humanos (RH) em uma empresa tem como uma de suas principais funções desenvolver competências. Por isso, desempenha um papel estratégico no cenário corporativo e, frente a importância da tecnologia nos dias atuais, é inevitável a inserção deste setor no contexto tecnológico.
Já podemos observar em diversas empresas como o setor de RH e o de tecnologia encontram um diálogo construtivo. Um dos exemplos é a utilização do e-learning na capacitação dos funcionários.
Nutrir programas de formação e aperfeiçoamento de funcionários é promover a solidificação de laços solidários e cooperativos no ambiente empresarial, além da construção coletiva do conhecimento e da formação pessoal/profissional desses talentos.
Esse processo de investimento na formação do colaborador pode viabilizar sentimentos de confiança, lealdade e reciprocidade, estabelecendo e/ou modificando as formas de relação organizacionais em um sentido mais favorável – o que ocorre é um investimento da empresa no funcionário e deste na empresa, para o crescimento de ambos.
Como vimos em posts anteriores (por exemplo, o da Isabel Barbosa “Novas Soluções para Novas Demandas Corporativas” – http://era.org.br/2011/07/novas-solucoes-para-novas-demandas-corporativas/), o cenário global atual pede capacitação, criatividade e interdisciplinaridade e, pensar em uma ética empresarial nos dias atuais abarca pensarmos na responsabilidade das empresas em auxiliar seus funcionários no desenvolvimento destas competências.
Hoje entendemos como é importante um processo de reconfiguração das relações de trabalho, onde no constante processo de formação dos profissionais cabe a responsabilidade por parte tanto do empregado quanto do empregador.
A capacitação e treinamento é um instrumento central para o desenvolvimento de vantagens competitivas de uma empresa e, com a necessidade de adaptação a constantes transformações no mundo dos negócios, a tecnologia parere ser uma forte aliada nesta empreitada. Com a necessidade de agilidade e flexibilidade de locais e horários, o e-learning vem se mostrando um grande aliado dos Recursos Humanos na área de treinamento.
Certamente os treinamentos presenciais ainda possuem papel central em determinados contextos, mas o e-learning surge como um forte parceiro. Um exemplo interessante são os casos de empresas com filiais em diversas localidades. Neste caso, o e-learning serve como equalizador de informações e garante que seja transmitida uma mesma base de treinamento e capacitação.
Amenizando as barreiras físicas e temporais, o e-learning surge como importante ferramenta para ampliar a atuação do RH na eduacação corporativa, viabiliazando treinamentos constantes e perpetração de valores organizacionais.
Referência:
[…] Recursos Humanos e e-learning […]