Ética em Jogo

O ERA está em destaque esta semana na primeira página do site da Puc-Rio em virtude da entrevista fornecida ao Puc Urgente [1]. Nela, apresentamos nosso trabalho como um todo, uma pesquisa multidisciplinar que visa trazer para o âmbito prático as reflexões que desenvolvemos na esfera da ética. Além disso, falamos de nossa nova empreitada em virtude da aprovação pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O projeto contemplado “Inovação em Ética Aplicada à Sociedade Contemporânea” tem como um dos principais produtos um jogo de negócios. Vamos aqui falar um pouco mais do projeto do jogo.

O Jogo de Negócio desenvolvido pelo ERA, e que foi o tema de dissertação de mestrado[2], é um software de jogo sério no formato de mercado de informações que tem como fio condutor a ética nas organizações. Esse tipo de jogo é uma ferramenta de múltiplos alcances que busca enriquecer o entendimento que os participantes possuem acerca do tema e para a avaliação das organizações quanto a seus posicionamentos estratégicos no que diz respeito às suas condutas éticas.

Inserir a reflexão ética no âmbito empresarial ainda é um desafio e um trabalho em construção nas diversas áreas que abrangem o tema, como, por exemplo, a filosofia e a administração. Por isso, pensar um jogo sério associado à ética empresarial é algo inovador e uma importante ferramenta que se integra ao grupo dos esforços contemporâneos de trabalhos e reflexões nesta área.  O jogo de negócio em ética é uma ferramenta orientadora quanto à definição de condutas éticas nas organizações, ao oferecer um instrumento que envolve informações no âmbito prático das percepções das pessoas comuns quanto à imagem das empresas e ao que elas entendem como elementos mais importantes no sentido de ações éticas.

O fio condutor desse projeto é a construção de um cenário no qual o valor das empresas no mercado de informação seja diretamente associado ao que chamaremos de conduta ética. O termo “conduta ética” refere-se aqui à observação das atitudes de uma empresa, tendo como parâmetro variáveis éticas construídas especialmente para orientar essa análise. Junto a isso, o jogo fornece um fluxo contínuo de notícias, algumas gerais e outras relacionadas especificamente ao tema, como fonte de informação para as tomadas de decisões e as interações entre os jogadores.

Essa temática oferece o desafio de traduzir uma questão complexa da área do conhecimento de ética para um cenário de um jogo sério, de forma a auxiliar no avanço das reflexões e instrumentalizações para pensarmos esta temática no cenário contemporâneo e, mais especificamente, organizacional.



[1] Pesquisadores entrevistados: coordenador-adjunto do ERA Prof. Noel Struchiner, Barbara Levy, Flora Tucci e Rachel Nigro.

[2] Dissertação “Um Framework de Jogos Sérios para Mercado de Informações com Aplicação em Ética Empresarial” de Khalid Salomão e orientado pelo prof. Bruno Feijó (Dep. de Informática/ Puc-Rio).

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Flora Tucci
Flora Tucci
Doutoranda em Filosofia pela Puc-Rio e psicanalista.
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