JOGO DE ÉTICA

SOBRE

As organizações públicas e privadas encontram-se hoje diante de uma importante questão: qual é o papel atual da ética nas organizações? Diante de grandes escândalos éticos e altos prejuízos das empresas em decorrência dos mesmos, notamos um nível crescente de demanda empresarial no sentido de construir um arcabouço ético como sustentação estratégica. Notamos atualmente que clientes e consumidores esperam que as empresas ajam eticamente.

Dessa forma, condutas éticas vêm gerando para as organizações maiores investimentos e lucros. Vemos, então, uma urgência em recuperar a credibilidade e imagem das empresas.
Contudo, definir o que é ético não parece uma tarefa fácil. Isso porque trata-se de um termo vago e amplo, sendo um “saber” imerso na prática social. Dessa forma, existem dificuldades em determinar um conjunto único de normas em uma sociedade complexa. Atualmente, vemos diversos esforços no sentido de orientar uma empresa sobre se comportar para ser ética. Contudo, esses esforços ainda não se esgotaram e ainda temos muito o que fazer nesse sentido.

Diante desse cenário, o jogo que aqui propomos surge como uma possível ferramenta orientadora de condutas éticas: visamos oferecer um instrumento que busque informações no âmbito prático das percepções das pessoas quanto à imagem das empresas e quanto ao que elas entendem como elementos mais importantes no sentido de ações éticas.

Um instrumento de pesquisa como esse pode servir como um guia reflexivo quanto às ações desenvolvidas pelas organizações no que diz respeito à ética. Pode também orientar quanto ao entendimento do senso comum quanto à ética empresarial, pois as pessoas envolvidas nesse cenário serão indiretamente convocadas a pensar sobre as condutas éticas das organizações. Tendo como ponto reflexivo as notícias veiculadas na imprensa, essa é uma forma de aproximar o entendimento das pessoas acerca das notícias que acessam no dia a dia ao que entendem por ética corporativa. Assim, é uma forma de trazer para o cotidiano de diversas pessoas dados e reflexões ainda não muito usuais.

INSTRUÇÕES

Ao longo do jogo:

· Notícias sobre o comportamento ético de cada empresa;
· Notícias sobre questões éticas em geral;
· Artigos e informações para ajudar na compreensão do tema.

Para facilitar o entendimento de ética no contexto do jogo. Ou seja, para que os jogadores tenham parâmetros para avaliar e valorar as empresas de acordo com a percepção da conduta ética. O tema Ética foi segmentado em 8 grupos que foram chamados de variáveis éticas:
1. Código de Ética – Possui Código de Ética?
2. Responsabilidade Social – Possui programas e políticas de responsabilidade social corporativa?
3. Ações Trabalhistas – Possui um alto número de ações trabalhistas?
4. Igualdade de Gêneros – Possui políticas de igualdade de gêneros?
5. Acessibilidade – Possui política de acessibilidade?
6. Diversidade Étnica e Cultural – Possui políticas internas de estímulo à diversidade étnica e cultural?
7. Responsabilidade Ambiental – Possui programas de responsabilidade ambiental?
8. Clima Organizacional – Possui preocupação com o clima organizacional?

Resumindo:
1. Periodicamente, o mercado publica notícias sobre a conduta ética.
2. Os jogadores podem comprar e vender ações a qualquer momento.
3. O preço das ações varia de acordo com o valor que os jogadores querem comprar e vender
4. O jogo tem uma duração definida e ao final as ações são transformadas em crédito para identificarmos os vencedores

UM MOTOR DE JOGOS SÉRIOS PARA A ÉTICA EMPRESARIAL

O Jogo de Ética foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o ERA e o departamento de informática da PUC-Rio, e teve como um de seus produtos uma dissertação de mestrado intitulada “Um Motor de Jogos Sérios para Ética Empresarial”. Para quem tiver interesse em saber mais sobre o processo de criação do jogo, sobre as reflexões teóricas que basilaram a sua construção, assim como sua mecânica, segue o link para a dissertação: link

O JOGO

Por meio de nosso site lançamos rodadas para o jogo. As rodadas possuem um tempo definido, que é informado para os jogadores. Neste período o jogo fica aberto para que as pessoas possam participar e no final, os resultados são apresentados. O feedback dos participantes também é muito importante, por isso, temos um espaço para comentários. Esses comentários nos auxiliam no processo de aprimoramento do jogo.