ÉTICA E REALIDADE ATUAL

QUEM SOMOS

Coordenado pelos Professores Danilo Marcondes de Souza Filho e Noel Struchiner, o núcleo ERA é um Projeto Institucional da PUC-Rio e reúne os departamentos de Filosofia, Direito e Administração, contando, ainda, com o financiamento da FINEP.

A ética tem sido reconhecida como elemento essencial para as mais diversas áreas da sociedade contemporânea, da política à bioética. As organizações, públicas e privadas, por exemplo, representam setores que vêm reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de considerar a dimensão da ética como parte da estrutura e funcionamento organizacional. A elaboração de códigos de ética e de conduta, de constituição de conselhos ou comissões de ética e de realização de treinamentos em ética para o melhor desempenho organizacional e finalização de seus objetivos constituem exemplos de processos e produtos nos quais as empresas podem e devem integrar a ética.

Esta demanda, relativamente recente mesmo no contexto internacional, tem sido atendida apenas parcialmente em nosso contexto, havendo grande carência de especialistas nesse campo. Buscando contribuir para que essa lacuna seja preenchida, o núcleo ERA – Ética e Realidade Atual, tem como principal objetivo integrar de modo sistemático as pesquisas e conhecimentos produzidos sobre o tema à sociedade, sobretudo às organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de processo e produtos que tenham impacto nessa área e que atendam às demandas existentes.

Fundamentado no conhecimento existente sobre Filosofia prática e aplicada aos processos de negociação, de tomada de decisão, de planejamento estratégico e de funcionamento de comissões de ética das organizações, bem como nos saberes produzidos em Psicologia Moral e Neurociências, as principais atividades desenvolvidas pelo núcleo são:

(a) compartilhar saberes e metodologias por meio de ações de formação e divulgação; (b) integração de redes internacionais, desenvolvendo relações com entidades especializadas em ética e Responsabilidade Social; (c) suporte à formulação de política de comunicação nesta área; (d) realização de workshops, web-aulas, além de outras produções acadêmicas.

FALE CONOSCO